Início da 22ª SEAGRO é marcada inovação e integração no agronegócio

A abertura oficial da 22ª Semana Agronômica, SEAGRO, encheu o Centro de Convenções da Universidade de Rio Verde na noite desta segunda-feira. A presença de autoridades, acadêmicos e pesquisadores das Ciências Agrárias destacou o papel do evento na construção de soluções inovadoras e sustentáveis para o campo.

Representando o corpo discente, o presidente do Centro Acadêmico de Agronomia, acadêmico João Victor Leite Palota, reforçou o orgulho dos estudantes em contribuir para a realização de um evento de tamanho impacto. “A SEAGRO é mais do que um encontro acadêmico, é um espaço para o talento e a dedicação dos estudantes, que se empenham para oferecer uma programação à altura do agronegócio brasileiro”, afirmou.

Na sequência, a Pró-Reitora de Graduação, Prof. Dra. Kênia Alves Barcelos, ressaltou que a SEAGRO é um exemplo da força da UniRV como referência nacional no ensino e pesquisa em agronomia. “Além de formar profissionais competentes, a Universidade também conecta os acadêmicos às demandas reais do setor produtivo, promovendo impacto positivo para toda a sociedade”, afirmou.

Coordenador da 22ª edição da SEAGRO, Prof. Dr. Paulo Fernandes Boldrin ressaltou o esforço conjunto para a realização do evento. “A força da nossa Semana Agronômica vem da união entre professores, acadêmicos, empresas parceiras e toda a comunidade. É esse trabalho integrado que garante a qualidade e o sucesso da programação em todas as edições”, destacou.

O diretor da Faculdade de Agronomia, Prof. Dr. Ricardo Francischini, falou sobre a relevância da atualização constante para os profissionais do campo. “A agricultura é dinâmica e exige que estejamos sempre atentos às novas tecnologias e práticas. A SEAGRO cumpre um papel fundamental ao trazer o que há de mais recente em pesquisa e inovação”, afirmou.

A primeira palestra da noite foi conduzida pelo agrônomo André Aguirre, que abordou o tema ‘Controle de pragas e doenças da cultura do milho safrinha’. Ele compartilhou experiências adquiridas em mais de 16 anos de atuação internacional, apresentando estratégias práticas para aumento de produtividade com sustentabilidade.
“Investir em tecnologia e pesquisa nessa área é investir no futuro da agricultura, no desenvolvimento regional e na formação de líderes preparados para os desafios do agronegócio moderno”, declarou André.

Encerrando o primeiro dia de evento, o agrônomo e engenheiro ambiental, Dr. Fábio César, ministrou a palestra ‘Estudo sobre a solubilidade em função da origem da rocha’, destacando a importância de compreender as características físico-químicas dos insumos agrícolas para otimizar seu aproveitamento e reduzir impactos ambientais.

O Reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto, celebra a realização de mais uma edição de sucesso da SEAGRO. "A Semana Agronômica é sempre um período muito rico de aprendizado e ver o envolvimento de nossos acadêmicos é motivo de muito orgulho. Para nós também é motivo de muita alegria receber palestrantes de peso, com assuntos e atividades tão diversos e que agregam tanto à formação de nossos futuros agrônomos. Desejamos a todos uma semana de muito conhecimento!", assinala.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Marcos Santos
COMENTÁRIOS