Uma tarde de Domingo muito especial em Rio Verde/GO! 💨

Seis anos depois da última apresentação, a Esquadrilha da Fumaça retornou à cidade com seus sete A-29 Super Tucano para uma tarde de demonstração inesquecível! Os arredores do Aeroporto de Rio Verde foram tomados por um público animado e caloroso, com a marca registrada do povo goiano!
A Esquadrilha da Fumaça é o nome popular do "Esquadrão de Demonstração Aérea" (EDA), da Força Aérea Brasileira, cujo objetivo é realizar demonstrações aéreas a fim de difundir, em âmbito nacional e internacional, a imagem institucional da Força Aérea Brasileira (FAB).
As origens da Esquadrilha da Fumaça remontam ao início da década de 1940, quando foi criada a Escola de Aeronáutica na Base Aérea dos Afonsos, na cidade do Rio de Janeiro. A primeira demonstração aérea oficial do grupamento que formaria a Esquadrilha da Fumaça ocorreu em maio de 1952, para uma comitiva estrangeira que visitava a Escola. Formava-se ali o embrião da esquadrilha, dentro da Escola de Aeronáutica.
Em 1969, a "Escola de Aeronáutica" foi renomeada para Escola de Aeronáutica da Academia da Força Aérea (AFA) permanecendo na Base Aérea dos Afonsos até 1971, quando foi transferida para a cidade de Pirassununga, no estado de São Paulo. Em 1982, depois de seis anos de inatividade, a Esquadrilha da Fumaça foi reativada oficialmente denominada Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA).
Sua missão é "realizar demonstrações aéreas a fim de difundir, em âmbito nacional e internacional, a imagem institucional da Força Aérea Brasileira (FAB)".
"Nosso muito obrigado a todos que prestigiaram esse reencontro com a Força Aérea Brasileira!", expressou o grupo ao público.







COMENTÁRIOS