MPGO realiza webinar sobre integridade pública e controle interno em municípios

Integrantes do Ministério Público de Goiás (MPGO) participaram, nesta quarta-feira (14/5), do webinar Integridade Pública e Controle Interno em Municípios. O evento virtual, promovido pela Área do Patrimônio Público, Eleitoral e Terceiro Setor do Centro de Apoio Operacional (CAOPPS), em parceria com a Escola Superior do Ministério Público (Esump), reuniu especialistas da Controladoria-Geral da União (CGU) para discutir a importância da implementação de mecanismos de integridade nas administrações municipais, tema fundamental para o cumprimento do Plano Geral de Atuação de 2025 do MP.
Participaram como palestrantes a secretária de Integridade Pública da CGU, Patrícia Alvares de Azevedo Oliveira; o chefe da área de Controladoria, Gustavo Fleury Soares; e o coordenador-geral de Métodos, Capacitação e Qualidade da Secretaria Federal de Controle Interno da CGU, Sérgio Filgueiras de Paula.
Mediado pelo coordenador da Área do Patrimônio Público, Eleitoral e Terceiro Setor, Tommaso Leonardi, o encontro reforçou o compromisso interinstitucional com a promoção da ética, da transparência e da eficiência na gestão pública, especialmente no âmbito municipal. O diretor da Esump, Adriano Godoy Firmino, fez a acolhida aos palestrantes e aos participantes.
Ao longo das exposições, foram discutidas práticas e instrumentos capazes de auxiliar os gestores públicos na implementação de programas de integridade, como o mapeamento de riscos, a criação de códigos de conduta, canais de denúncia e ações de capacitação contínua dos servidores.
Os participantes enfatizaram que a promoção da ética, da responsabilidade e da transparência deve ser vista não apenas como uma exigência legal, mas como um compromisso institucional essencial para garantir uma gestão pública eficiente, prevenir irregularidades e conquistar a confiança e o respeito da sociedade. Também foi destacado o papel estratégico do Ministério Público como indutor dessas boas práticas, por meio de sua atuação fiscalizatória e orientadora.
O evento foi transmitido pela plataforma Zoom e ficará disponível para acesso posterior no canal oficial do Escola Superior do Ministério Público no YouTube. (Texto: nota do CAOPPS – Edição: Assessoria de Comunicação Social do MPGO – Imagens: prints de tela)
COMENTÁRIOS