Seja bem-vindo
Rio Verde,24/08/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

UniRV marca um novo capítulo na pesquisa acadêmica com aula inaugural do Doutorado

Unirv
UniRV marca um novo capítulo na pesquisa acadêmica com aula inaugural do Doutorado

  

Na noite desta segunda-feira, 11 de agosto, a Universidade de Rio Verde celebrou mais um marco histórico com realização da aula inaugural do primeiro Doutorado. O Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal, a nível de Doutorado foi aprovado junto à CAPES-MEC (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) em setembro de 2024 e representa um avanço acadêmico e científico na Instituição.

O momento especial reuniu doutorandos e alunos recém-ingressados no Mestrado em Produção Vegetal e contou com a palestra “A importância da Pesquisa e da Pós-graduação para Goiás”, que foi ministrada pelos professores Dr. Cláudio Rodrigues Leles, Diretor científico e de inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), e Marcelo Rapahel Volf, Doutor em agronomia e egresso do Mestrado da UniRV.
 

A palestra, que abordou a importância da pesquisa científica e o papel estratégico da pós-graduação no desenvolvimento acadêmico e social, apresentou dados impactantes de pesquisas em Goiás. O Professor falou ainda dos desafios em elevar o percentual de mestres e doutores nas instituições goianas, bem como, a importância de aumentar o número de ingressantes nos cursos de pós-graduação.
 

A Universidade de Rio Verde já oferece o Programa de Mestrado em Produção Vegetal desde o ano de 2004, agora com a primeira turma de Doutorado, a Instituição avança ainda mais na ampliação do leque de oportunidades, reforçando o compromisso com a excelência na formação de profissionais qualificados e com a pesquisa científica de alto nível.

Além disso, com as turmas de Mestrado e Doutorado em Produção Vegetal, a UniRV amplia também as possibilidades de captação de recursos estaduais e federais, em órgãos como a Finep, o CNPq e a própria CAPES angariando fomento para vários outros projetos e programas e o aumento do quantitativo de bolsas de pesquisa. Sem contar a possibilidade de ampliar o quadro de doutores em uma área que promove soluções para a força motriz da economia brasileira, o agronegócio.

Em suas palavras, a Professora Dra. June Faria Scherrer e Menezes, que foi coordenadora do Mestrado e agora assume o Doutorado, reforçou agradecida, a trajetória do programa e suas contribuições para o agronegócio brasileiro. “O nosso Mestrado em Produção Vegetal, que há duas décadas vem formando profissionais e impulsionando a pesquisa, abriu caminho para chegarmos até aqui. Hoje, com o início do nosso primeiro Doutorado, damos um passo decisivo para fortalecer a ciência, ampliar as oportunidades e contribuir ainda mais para o desenvolvimento do agronegócio e de Goiás, " comentou June.
 

Assumindo a coordenação do Mestrado, o Professor Dr. Givanildo Zildo da Silva deu as boas-vindas e compartilhou a importância do programa para a produção vegetal. “Sejam todos bem-vindos ao Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal da UniRV. Nosso Mestrado é um importante espaço de formação de pesquisadores e de produção de conhecimento científico de excelência, que reafirma o compromisso da Universidade com o desenvolvimento científico, tecnológico e social," ponderou Givanildo.
 

Fazendo parte da implantação do Mestrado em Produção Vegetal, o Pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Prof. Dr. Carlos César Evangelista de Menezes lembrou com alegria, os primeiros passos para a concretização do programa e os desafios superados que consolidaram a pós-graduação que vai ao encontro do cenário do agronegócio. “Tive a honra de participar da implantação do Mestrado em Produção Vegetal e sei o quanto esse programa foi decisivo para consolidar a pesquisa na UniRV. Hoje, com o Doutorado, ampliamos nossa capacidade de gerar conhecimento, formar pesquisadores e contribuir com soluções inovadoras para a sociedade e para o agronegócio, que é a força motriz do nosso país," acrescentou Carlos César.
 

Finalizando os discursos da noite, o Pró-reitor de Pós-graduação, Prof. Dr. Elton Brás Camargo Junior, agradeceu a todos e reforçou a importância dos programas no fortalecimento da ciência e na formação profissional. "A pós-graduação é um pilar essencial para o fortalecimento da ciência e para a formação de profissionais altamente qualificados. Os nossos programas representam uma oportunidade acadêmica, e também um compromisso com o avanço do conhecimento e com o desenvolvimento do agronegócio em todo o país. A consolidação do Mestrado e a implantação do Doutorado em Produção Vegetal reafirmam a nossa missão de promover pesquisa de excelência," pondera Elton.
 

"Hoje celebramos um marco na história da UniRV. A implantação do nosso primeiro Doutorado é resultado de anos de dedicação, investimento e compromisso com a excelência acadêmica. Este avanço fortalece nossa missão como Instituição de ensino superior de referência, amplia as oportunidades para nossos pesquisadores e reafirma nosso papel estratégico no desenvolvimento científico e social de Goiás e do Brasil," comenta o Reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto.

Ao final da palestra, Marcelo Volf, egresso da casa, compartilhou experiências profissionais que alcançou após a conclusão do Mestrado em Produção Vegetal na UniRV, destacando como a formação contribuiu para seu desenvolvimento técnico e para as oportunidades de atuação no mercado agrícola, além de incentivar os presentes a investirem em sua formação contínua.
 
 
Equipe ASCOM UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Fotos: Eduardo Thomaz




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.