CÂMARA MUNICIPAL PRESTIGIA O 2º FÓRUM DE CONSCIENTIZAÇÃO EM DEFESA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

A Câmara de Rio Verde marcou presença no 2º Fórum de Conscientização em Defesa da Criança e do Adolescente contra a Violência e Crimes Cibernéticos, realizado nesta quarta-feira (07), no Teatro Lauro Martins. O evento, que integra as ações alusivas ao 18 de Maio — Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes — reuniu autoridades, profissionais da rede de proteção e representantes da sociedade civil para discutir estratégias de enfrentamento à violência infantojuvenil, com foco especial nos perigos do ambiente digital.
Representando o Poder Legislativo, a vereadora Nayara Barcelos, que também é presidente da Comissão de Direitos dos Idosos e da Criança e do Adolescente da Câmara, destacou a importância da atuação conjunta dos poderes públicos no enfrentamento à violência e na proteção dos direitos das crianças e adolescentes.
“É fundamental que o Legislativo esteja presente e atuante nessas pautas. A proteção da infância exige ações integradas, políticas públicas eficazes e, acima de tudo, o compromisso de toda a sociedade. Precisamos garantir que nossas crianças cresçam em um ambiente seguro — inclusive no digital, onde muitos perigos também se escondem”, afirmou a parlamentar, que estava acompanhada dos vereadores Nilsim da Saúde e Dieison Lima.
Promovido pela Prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, o fórum contou com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Ministério Público, da Vara da Infância e Juventude e da Polícia Civil. Durante o encontro, especialistas e autoridades debateram os principais desafios no combate à violência, à negligência e aos crimes cibernéticos que afetam crianças e adolescentes.
Também participaram do evento o prefeito Wellington Carrijo; a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Lara Carrijo; a juíza Renata Facchini Miozzo; a promotora Renata Dantas de Moraes Macedo; o delegado Carlos Roberto Batista; a psicóloga Camila Farjado; a presidente do CMDCA, Kenia Almeida; e a coordenadora regional de Educação, Rosienir de Abreu Silva.
O fórum teve como principal proposta fortalecer a conscientização da sociedade sobre a importância da prevenção e do enfrentamento de todas as formas de violência. Diante dos riscos cada vez maiores na internet, o evento destacou a necessidade de políticas públicas atualizadas e da atuação conjunta de instituições públicas, privadas e da comunidade.
A Câmara Municipal reafirma seu papel de apoio às iniciativas que promovem a dignidade, a proteção e o bem-estar de crianças e adolescentes em Rio Verde. Ações como esta são fundamentais para garantir um futuro mais seguro e justo para as novas gerações.
COMENTÁRIOS